Muitas pessoas confundem as duas condições, principalmente porque algumas das manifestações no organismo podem ser parecidas. Trata-se, no entanto, de reações causadas por fatores diferentes – e que demandam cuidados distintos.
Independentemente da faixa etária, 2% e 10% da população têm restrição a algum tipo de alimento. É por isso que alguns alimentos vendidos nos supermercados anunciam nas embalagens que o produto contém elementos alergênicos.
As diferenças entre intolerância e alergia alimentar
Para entender quais são as diferenças entre intolerância e alergia alimentar, é preciso conhecer o que significa cada uma dessas condições. Nos dois casos, o indivíduo deve evitar o consumo de determinado alimento, mas por motivos diferentes.
Alergia alimentar
A alergia alimentar é uma reação do organismo a algum alimento ou nutriente que ele entende como agressor. Os anticorpos consideram essa substância como uma invasora e, a partir disso, provocam uma reação contra ela, gerando alteração no corpo.
A intensidade das manifestações pode variar muito. O paciente pode apresentar desde uma resposta leve até uma reação mais grave como a anafilaxia, às vezes, fatal. Para evitar esse risco, é importante que a alergia seja detectada.
Gatilhos para a alergia alimentar
- Fatores genéticos.
- Fatores socioculturais.
- Alimentação inadequada, com menos elementos saudáveis e naturais.
- Pessoas que apresentam asma, rinite ou dermatite atópica têm mais propensão a desenvolver alergia alimentar. A introdução de alimentos ainda durante a infância pode influenciar no futuro alérgico da criança.
Intolerância alimentar
Por sua vez, a intolerância alimentar é quando a pessoa não tem uma absorção correta de certo alimento. O organismo não absorve determinado alimento da forma esperada, e, na maior parte das vezes, os sintomas costumam ser gastrointestinais.
A intolerância causa alguma manifestação no corpo relacionada à substância ingerida. Em muitos casos, a pessoa não consegue identificar qual é o alimento responsável pelo problema, mas, muitas vezes, não apresenta reações graves.
Gatilhos para a intolerância alimentar
Geralmente, a pessoa já tem uma predisposição a ser intolerante a algum alimento, e em muitas ocasiões, um gatilho pode provocar o problema. É possível que o indivíduo tenha uma gastroenterite e apresente uma intolerância, por exemplo. Nesse caso, poderá ser uma intolerância temporária, que será revertida alguns dias após o término da virose.
Medicamentos e outros componentes também podem ser motivo para sensibilidade a algum alimento.