Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Ciência comprova que viajar faz bem para saúde; veja 4 benefícios

1 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura: 4 min

1. Combate o estresse, a ansiedade e a depressão

Não é nenhuma novidade que viajar promove o bem-estar mental e físico, principalmente se você consegue se desligar do trabalho durante o período de férias. Um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, em 2018, mostrou que as viagens, mesmo que curtas, melhoram o nível de estresse e o bem-estar das pessoas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores recrutaram 40 gerentes intermediários, sendo 67,5% homens e 32,5% mulheres. Desse grupo, metade passou férias curtas (de quatro dias) em um hotel e a outra metade passou férias em casa.

2. Aumenta a produtividade e a motivação

Para viajar, é preciso tirar férias ou, pelo menos, alguns dias de folga ou reservar o final de semana para se desligar do trabalho. Esse período sem trabalhar é essencial para aumentar a sua produtividade e te deixar mais motivado para trabalhar quando voltar à ativa.

Uma pesquisa realizada pela auditoria EY (Ersnt & Young), que trabalha com serviços profissionais, constatou que o desempenho dos funcionários que tiraram férias foi melhor após o período de folga. “Para cada 10 horas de férias que uma pessoa tirou, descobrimos que as avaliações de desempenho eram, em média, 8% mais altas”, explicou Maryella Gockel, líder de estratégia de flexibilidade da EY, ao CNBC.

Além disso, as férias também ajudaram a diminuir a rotatividade de funcionários, com cada 40 horas de tempo livre estendendo a permanência dos funcionários na empresa em oito meses. Esse dado mostra que as férias podem ajudar a aumentar a motivação do funcionário em relação ao seu trabalho.

Nesse mesmo sentido, um estudo publicado na revista científica Psychology & Health, em 2001, descobriu que as férias diminuíram as tensões psicológicas e comportamentais causadas pelo estresse no trabalho. Após quatro semanas de férias, os funcionários de uma fábrica em Israel apresentaram menor nível de estresse e esgotamento físico e mental, além de terem reduzido a taxa de absenteísmo (padrão habitual de ausências no trabalho, seja por falta ou atraso).

3. Ajuda no combate de doenças cardíacas

Os benefícios de viajar nas férias não são apenas psicológicos. Segundo um estudo publicado na revista científica Psychosomatic Medicine, férias anuais frequentes reduziram o risco de morte por doenças cardíacas, incluindo infarto do miocárdio e doença arterial coronariana (DAC).

Os pesquisadores recrutaram homens de meia-idade com risco alto para DAC. Eles foram avaliados por nove anos e, anualmente, eram questionados se haviam tirado férias no ano anterior. A frequência dessas férias anuais durante o período de estudo foi usada em uma análise prospectiva de todas as causas de morte após o estudo durante o acompanhamento.

Outra pesquisa, publicada pelo National Institutes of Health’s Heart, Lung, and Blood, mostrou que quem tira férias e viaja frequentemente tem 21% menos chances de morrer por qualquer causa e 32% menos chances de morrer de doenças cardiovasculares.

4. Proporciona felicidade

Viajar é sinônimo de felicidade. Além de poder conhecer novos lugares, culturas e criar memórias incríveis, a viagem pode reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, como já vimos. Mas esse benefício não é sentido apenas durante o período de viagem. Antes mesmo, já no planejamento, é possível se sentir mais animado e feliz.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Psychological Science, compras experienciais (ou seja, o dinheiro gasto em algo que será feito, como é o caso das viagens) tendem a proporcionar uma felicidade mais duradoura do que as compras materiais (dinheiro gasto em algo físico, a aquisição de um objeto, por exemplo). Segundo os autores da pesquisa, esperar uma experiência tende a ser mais prazeroso e emocionante do que esperar para receber um bem material.

Fonte: www.minhavida.com.br

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Pular para o conteúdo