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SAMU

Dicas para quem ligar para o SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço público especializado no atendimento pré-hospitalar móvel, que atende os casos de urgência e emergência, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais, com a finalidade de melhorar o atendimento a população. Foi criado em 2003 e faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências.

O serviço SAMU 192 presta socorro em residências, locais de trabalho e vias públicas, a pessoas em situações de dano grave à saúde, seja ele de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica e outras. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência.

O SAMU 192 é responsável pela regulação de todos os atendimentos de urgência via telefone, pelos atendimentos móveis que dispensam as viaturas e pelas transferências de pacientes aos hospitais.

O serviço é acessado pelo 192, gratuitamente, de qualquer telefone, e tem como objetivo chegar no menor tempo possível à vítima após o agravo, diminuindo o sofrimento e evitando sequelas ou mesmo a morte.

Veja quando chamar o SAMU 192

Quando não chamar o SAMU 192

Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento mais próximas.

História do SAMU 192 Itabira

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Itabira iniciou suas atividades no dia 14 de dezembro de 2004, através de um convênio firmado entre a Irmandade Nossa Senhora das Dores e a Prefeitura Municipal de Itabira.

O SAMU 192 de Itabira atendeu em média no ano de 2017 2.200 ligações por mês, dessas 20% são trotes, 25% são enviadas ambulâncias e o restante são orientações médicas.

O SAMU 192 de Itabira funciona 24h com uma central de regulação médica de urgência pelo telefone 192, 03 ambulâncias habilitadas (1 Unidade de Suporte Avançado(USA) e 2 Unidades de Suporte Básico(USB)).

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.