Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Cinco motivos para você ter o hábito de ler e aumentar sua saúde

4 de fevereiro de 2022

Está mais do que comprovado os benefícios da leitura para o ganho de conhecimento, o enriquecimento do vocabulário e a melhora na escrita. Mas você sabia que a sua saúde mental tem muito a ganhar com este excelente hábito? A melhora na cognição, a potencialização da memória e a redução do estresse estão amplamente ligados à leitura.

Selecionamos aqui alguns benefícios da leitura para te provar o quanto este hábito pode ser mais do que apenas prazeroso.

Aumento da criatividade

A leitura está diretamente relacionada à criatividade: um estudo do periódico Creativity Research Journal sugeriu que, após ler uma obra de ficção, as pessoas se sentem mais encorajadas a aceitar pensamentos ambíguos e passam a entender com mais clareza várias perspectivas sobre um mesmo assunto.

Diminuição dos riscos de desenvolver Alzheimer ou demência

Várias pesquisas indicaram que o estímulo mental da leitura ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer. Um estudo do jornal Neurology descobriu que pessoas que sustentam o hábito de ler após a vida adulta também preservam por mais tempo suas habilidades mentais.

Aumento da expectativa de vida

Um estudo publicado no periódico Social Science and Medicine revelou que quem lê livros regularmente consegue viver por muito mais tempo. Em testes com mais de três mil voluntários, aqueles que dedicaram cerca de três horas por semana à leitura viveram pelo menos dois anos a mais do que os participantes que não costumavam ler com frequência.

Diminuição do stress

Uma pesquisa feita em 2009 pela Universidade de Sussex revelou que ler por apenas seis minutos já ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Esse tempo foi suficiente para que os voluntários diminuíssem a frequência cardíaca e aliviassem a tensão dos músculos.

Terapia da leitura

A biblioterapia é um conceito antigo que envolve o uso de leituras terapêuticas para reduzir o estresse, sintomas de distúrbios como depressão ou alguma perturbação emocional. Seu uso clínico pode incluir a leitura de ficção e não-ficção e leva em consideração a relação do paciente com o conteúdo de cada livro.

Tá esperando o que? Já definiu quais livros vai ler este ano?

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email