Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Conheça 8 sintomas de problemas na tireoide

13 de janeiro de 2023

Caso qualquer um desses sintomas seja percebido, é importante que consulte um endocrinologista logo que possível, para que este possa pedir a realização de exames de sangue, que medem os níveis do hormônio da tireoide no organismo, ou de um ultrassom da tireoide, para verificar a existência e tamanho de possíveis nódulos.

Porém, existem alguns sintomas gerais que se deve estar atento, pois podem indicar problemas ou alterações no funcionamento da sua glândula tireoide como:

1. Aumento ou perda de peso

O aumento de peso sem razão aparente, especialmente se não houve alterações na dieta ou nas atividades do dia a dia, é sempre preocupante e pode ser causado pelo hipotireoidismo, onde a glândula da tireoide está funcionando pouco e desacelera todo o organismo. No entanto, também pode ocorrer perda de peso sem razão aparente, que pode ser relacionada ao hipertireoidismo e à presença da Doença de Graves, por exemplo.

2. Dificuldade de concentração e esquecimento

Sentir que está constantemente com a cabeça fora do lugar, tendo muitas vezes dificuldades de concentração ou esquecimentos constantes, pode ser um sintoma de alterações no funcionamento da tireoide, podendo a falta de concentração ser um sinal de hipertireoidismo e o esquecimento um sinal de hipotireoidismo.

3. Queda de cabelo e pele seca

A perda de cabelo é normal durante períodos de grande estresse e nas estações de outono e primavera, porém se esta perda de cabelo se torna muito pronunciada ou se prolonga para além destas épocas, isso pode indicar que tem alguma alteração no funcionamento da tireoide. Além disso, a pele seca e pode haver coceira, podendo ser indicativo de problemas na tireoide, principalmente se esses sintomas não estiverem relacionados com o tempo frio e seco.

4. Alterações de humor

O déficit ou o excesso de hormônios da tireoide no organismo pode provocar alterações de humor, podendo o hipertireoidismo provocar irritabilidade, ansiedade e agitação, enquanto que o hipotireoidismo pode causar tristeza constante ou depressão, devido à alteração dos níveis de serotonina no cérebro.

5. Prisão de ventre

Além disso, alterações no funcionamento da tireoide também podem causar dificuldades na digestão e prisão de ventre, que não consegue ser resolvida com a alimentação e prática de exercício físico.

6. Sonolência, cansaço e dores musculares

Sonolência, cansaço constante e um aumento do número de horas que dorme por noite podem ser um sinal de hipotireoidismo, que desacelera as funções do corpo e provoca uma sensação de fadiga constante. Além disso, dores musculares ou formigamentos sem explicação também podem ser outro sinal, pois a falta de hormônio da tireoide pode danificar os nervos que enviam sinais do cérebro para o resto do seu corpo, provocando formigamentos e pontadas no corpo.

7. Desconforto na garganta e no pescoço

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida dor, desconforto ou a presença de nódulo ou caroço na região do pescoço, pode ser indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

Assim que notar qualquer alteração relacionada à tireoide, é importante ir ao clínico geral ou endocrinologista para que sejam feitos exames de diagnóstico.

8. Palpitações e pressão alta

As palpitações que fazem por vezes sentir a pulsação no pescoço e pulso, podem ser um sintoma que indica que a tireoide não está funcionando como deveria. Além disso, a pressão alta pode ser outro sintoma, especialmente se não melhora com a prática de exercício físico e dieta, podendo o hipotireoidismo também causar um aumento dos níveis de mau colesterol no corpo.

Exames para tireoide

Para avaliar o funcionamento da tireoide, o médico pode indicar a dosagem de alguns hormônios no sangue, como T3, T4, TSH, além de alguns anticorpos, como anti-tireoglobulina e antiperoxidase, por exemplo. Além disso, pode ser indicada a realização de exames de imagem, como ultrassom da tireoide ou cintilografia da tireoide. No caso de ser notada a presença de alterações, pode ser também indicada a realização de biópsia da tireoide.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email