Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Dia Mundial do Acupunturista: vejam 6 benefícios deste tratamento

23 de março de 2022

O Dia Mundial do Acupunturista, comemorado em 23 de março, é uma forma de reconhecer a importância desses profissionais que tantos benefícios trazem para a saúde humana. Separamos aqui seis dos inúmeros benefícios deste tratamento:

 1. Tratamento complementar de doenças

A acupuntura pode ser usada como tratamento complementar de diversas doenças como gastrite, úlcera duodenal, artrite reumatoide, asma e alterações hormonais pois através da estimulação de pontos específicos do corpo pode melhorar a circulação sanguínea, regular os batimentos cardíacos e estimular as células de defesa do corpo.

Por meio da aplicação de agulhas finas nos meridianos corretos pode-se liberar o fluxo de energia do corpo, fortalecendo o sistema imunológico que produz substâncias que combatem doenças. Saiba mais quais são os principais pontos da acupuntura e quais órgãos estimulam.

2. Redução da ansiedade e estresse

A realização de sessões de acupuntura pode ser recomendada por um psiquiatra, psicólogo ou acupunturista para melhorar os sintomas provocados pela depressão, ansiedade e estresse. A frequência e o período do tratamento pela acupuntura é diferente de uma pessoa para outra, dependendo dos sintomas e deve ser indicado pelo profissional que irá realizar a acupuntura.

Para que os benefícios sejam maiores é importante incluir atividades de lazer no dia-a-dia, fazer exercícios físicos, ter uma dieta equilibrada, tomar os medicamentos indicados pelo médico e mudar os hábitos de vida prejudiciais à saúde. Veja mais o que fazer para combater o estresse e a ansiedade.

3. Diminuição de dores crônicas

A acupuntura ajuda a diminuir as dores nas costas, enxaqueca, cólicas menstruais e reduz as dores causadas pela fibromialgia, pois a introdução de agulhas finas em pontos específicos no corpo pode ativar fibras musculares e isto faz com que a medula espinhal estimule o cérebro a liberar substâncias, como endorfina, que reduzem a dor e promovem relaxamento e sensação de bem-estar.

Uma das técnicas mais utilizadas para alívio das dores é a auriculoterapia que consiste na aplicação de agulhas em regiões muito precisas da orelha. Veja mais como é feita a auriculoterapia.

4. Alívio de sintomas de alergias

A medicina tradicional chinesa acredita que as alergias são causadas porque a reação das células de defesa fazem com que o fluxo de energia do corpo fique acumulado, provocando sintomas causados pela rinite, como espirros, coriza e coceira.

A acupuntura ajuda a melhorar esses sintomas, pois libera a energia acumulada e estimula o funcionamento adequado do sistema imunológico, além de aumentar o fluxo da corrente sanguínea. Muitas vezes, conforme a pessoa for fazendo as sessões de acupuntura, pode ser que reduza a necessidade do uso de medicamentos antialérgicos.

5. Rejuvenescimento da pele

A acupuntura pode ser usada para fins estéticos, pois a aplicação de agulhas finas na região da face, pescoço e cabeça podem estimular a produção de colágeno e ajudar na recuperação e sustentação dos músculos.

Esse processo pode melhorar o aspecto da pele, suavizando estrias e celulite, assim como reduzindo a gordura corporal, pois a acupuntura também age diminuindo o apetite e aumentando o metabolismo do corpo. No entanto, para que a acupuntura seja mais efetiva são necessárias medidas como realizar dieta equilibrada, beber bastante líquido e fazer exercício físico.

6. Tratamento auxiliar contra o uso de cigarro, álcool e drogas

A aplicação de agulhas finas realizada na acupuntura pode ajudar no tratamento para pessoas que queiram parar de fumar, pois reduz o desejo de fumar. No entanto, deve ser realizado por profissionais capacitados, pois a introdução das agulhas finas devem ser feitas em meridianos bastante específicos.

Este tipo de terapia também pode auxiliar pessoas que estão em tratamento para parar com uso de bebidas alcoólicas em excesso e dependência química. Confira outros tratamentos indicados para dependência química.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email