Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Agosto Dourado: HNSD comemora Semana da Amamentação

3 de agosto de 2018

Primeiro de agosto é considerado o Dia Mundial da Amamentação. Para comemorar a data, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) desenvolveu ao longo desta sexta-feira (3) algumas atividades na maternidade, com orientação às mães e também distribuição de lembrancinhas e uma decoração especial para lembrar a importância deste trabalho. As ações aconteceram no Posto de Coleta de Leite Humano, que desde 2004 atende as mães que por algum motivo não conseguem amamentar seus filhos.

Dayziane e Manuella e os pais Antonella e Cléver

Único em Itabira, o Posto de Coleta é uma parceria com o Rotary Club Itabira Cauê, e atende tanto os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto os assistidos pelos planos.  O serviço é prestado a uma média de 200 mães por mês, e fornece cerca de 30 litros de leite materno no mesmo período. O atendimento é totalmente gratuito e não se restringe apenas a Itabira, mas a todos os municípios da microrregião. Atualmente o posto conta com a contribuição de 30 mães doadoras, que de forma voluntária ajudam àquelas que não têm condições de nutrir seus filhos.

Equipe posto de coleta

O leite [do posto] é indicado para os casos de recém-nascidos prematuros, em casos da mães que por algum fator não conseguiram amamentar no período de internação, por isso realizamos a complementação do leite, conforme necessidade e prescrição medica”, disse ela. 

Pais se emocionam com trabalho desenvolvido por Posto de Coleta

A pequena Olivia, filha de Esterfane Lage Silva e Helker Lage Silva nasceu no dia 1º de agosto, Dia Mundial da Amamentação. Sem condições de amamentar, a mãe foi atendida por uma complementação do leite doado ao Posto de Coleta e destacou a importância do trabalho realizado pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).

Esterfane, Helker e Olivia

u sou mãe de terceira viagem, mas mesmo assim eu tenho dúvidas, medos, receio de não está conseguindo fazer um bom papel, por que a amamentação é fundamental. A Olivia precisou de um complemento [de leite] porque ela não pegava a mama e eles [colaboradores] nos dão toda assistência, com carinho, com jeitinho e se preocupam em saber se ela está mamando […] É um trabalho maravilhoso e se não tivesse, muitas mães ficariam perdidas”, declarou a mãe.

Para o pai, Helker Silva, saber que existe um posto de leite materno à disposição das mães é uma segurança a mais para toda a família.

“É um departamento fundamental, por mais que já temos experiência ainda resta aquelas dúvidas no início e o atendimento foi extremamente prestativo, com pessoas altamente capacitadas, o que nos dá uma segurança maior nestes primeiros dias, o que nos dá condição de ter um progresso na vida do bebê”, disse ele.

Mãe das gêmeas Antonella e Manuella, nascidas nesta quinta-feira (2) Deyziane Silva também falou da importância do trabalho desenvolvido pelo hospital, assim como pai, Cléver da Silva, que também reconheceu o atendimento.

“Este trabalho é muito importante no crescimento e bem estar das meninas e eu só tenho a agradecer o trabalho da equipe do hospital”, disse a mãe.

 

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email