Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Centro de Estudos do HNSD marca reativação com discussão sobre Neurologia

18 de outubro de 2018

CENTRO DE ESTUDOS DR. MAURO ALVARENGA INVESTE NA CAPACITAÇÃO MÉDICA EM ITABIRA E REALIZA SUA PRIMEIRA AULA SOLENE

Recentemente, o Centro de Estudos Dr. Marco Alvarenga, composto pelo corpo clínico do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), foi reativado e, desde então, vem promovendo cursos e palestras para a classe médica itabirana. Para marcar as suas atividades e reforçar o empenho na capacitação profissional, a instituição promoveu na noite de quarta-feira, 17 de outubro, a sua primeira aula solene.

O encontro, realizado no auditório do edifício Monjolos Office, promoveu uma discussão sobre atendimento e tratamento neurológico na cidade. Para isso, os especialistas Thiago Camilo e Carlos Batista Júnior discorreram sobre “Acidente Vascular Encefálico (AVE) – Neurologia Clínica e Abordagem Hemodinâmica”.

“Com o Centro de Estudos você fomenta a pesquisa na área médica e isso ajuda a atualizar e capacitar a classe médica. Esse conhecimento é levado para o hospital, que ganha em sua capacidade de atendimento”, explicou o diretor clínico do HNSD, Dr. Edson Pereira Lima.

“Além de atuar com a equipe médica, essa política de estudos também capacita a equipe multiprofissional do hospital, formada por fonoaudiólogos, fisioterapeutas e enfermeiros. Depois de cada aula e palestra, é gerado um protocolo que é aplicado para melhorar o trabalho da instituição”, completou o Dr. Ivan Peixoto, coordenador do Centro de Estudos Dr. Mauro Alvarenga.

Além de promover a capacitação dos médicos locais, o Centro de Estudos também contribui para o fortalecimento de Itabira como um polo regional de saúde. Um processo importante diante das notícias de que a exploração mineral, principal atividade econômica do município, pode acabar em dez anos. Dessa forma, assim como a educação, a saúde se apresenta como uma das principais possibilidade de diversificar a economia local.

“Nós imaginamos que se a educação se desenvolve, a saúde também tem que se desenvolver. Mas, para isso, é necessária a união da classe médica. Dessa forma, teremos dois pilares importantes para a cidade”, destacou o Dr. Edson Lima.

Também participaram da aula solene o bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano e presidente a Irmandade Nossa Senhora das Dores (INSD), Dom Marco Aurélio Gubiotti; o diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho; a secretária de Saúde de Itabira, Rosana Linhares; o diretor da Unimed e presidente interino da Associação Médica de Itabira (AMI), Dr. Virgílino Quintão; o delegado do Conselho Regional de Medicina, Dr. Roberto Barros; e o Dr. Dennis Drummond Avelino.

Noite de homenagens

A microrregião de saúde de Itabira, atualmente, atende uma população de 240 mil pessoas, o que permite realizar uma série de atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), como nos casos de traumatologia. Porém, conforme a determinação do Ministério da Saúde (MS), os casos neurológicos são atendidos em centros maiores, com população superior às 800 mil pessoas.

Dessa forma, os pacientes de Itabira e região costumam ser transferidos para a capital mineira, Belo Horizonte. Assim, o médico Carlos Batista, neurologista da Santa Casa, há 30 anos vem se dedicando a atender todos os casos que são encaminhados pelo Prontos Socorro Municipal de Itabira (PSMI) e HNSD. Por isso, o Centro de Estudos Dr. Mauro Alvarenga prestou homenagem a esse importante profissional.

“Com a proximidade do Dia do Médico [comemorado na quinta-feira, 18 de outubro], essa aula solene nos permite reunir e confraternizar com os nossos colegas de profissão e, também, prestar uma homenagem ao Dr. Carlos Batista, que é um grande benfeitor para os pacientes itabiranos”, afirmou o Dr. Edson Lima.

A noite também foi dedicada a homenagear o Dr. José Pinto, que presidia a Associação Médica de Itabira (AMI), e que faleceu recentemente. Em um momento de muita emoção, colegas de profissão e familiares lembraram dos relevantes serviços prestados pelo médico na cidade.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email