Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Chegou o inverno: se ligue nestas cinco dicas para cuidar da sua saúde

24 de junho de 2022

O inverno é uma estação do ano que exige cuidados mais intensos com a saúde, sobretudo devido a alta incidência de doenças e infecções. Sendo assim, é primordial que algumas medidas preventivas sejam adotadas no dia a dia para evitar sintomas e complicações.

Veja o que fazer para cuidar da sua saúde no inverno:

1. Cuide da hidratação

A hidratação é importante em todas as épocas do ano, principalmente no inverno. Durante os dias frios, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura. Com isso, a desidratação ocorre com facilidade.

Nesse sentido, é fundamental beber água diariamente na quantidade ideal, pois um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico é a hidratação, facilitando o combate a diversas doenças infecciosas — além de evitar problemas digestivos e intestinais.

Embora o consumo diário de água seja indispensável, também é preciso cuidar da hidratação da pele e das vias aéreas. Para tanto, você pode adotar os seguintes hábitos:

  • Utilize um umidificador de ambientes;
  • Utilize soluções específicas para hidratar as narinas;
  • Evite banhos longos com a água muito quente;
  • Utilize sabonetes neutros;
  • Utilize cremes hidratantes para a pele.

2. Mantenha os ambientes arejados

Fechar a casa ou ambientes de trabalho em dias frios é uma atitude comum, no entanto, é perigosa e favorece a ocorrência de doenças e alergias. A falta de circulação do ar aumenta a possibilidade de proliferação de vírus, ácaros, fungos e outros microrganismos.

Sendo assim, evite locais fechados, com aglomerações e, quando estiver em casa, mantenha as janelas abertas e higienize as roupas de cama. Além de evitar alergias e doenças como a gripe, você contribui para manter sua casa segura e confortável.

3. Tenha uma alimentação saudável

O inverno é uma estação em que a gastronomia é tentadora, aumentando consideravelmente o consumo de pratos gordurosos e calóricos. Entretanto, manter um cardápio equilibrado, sem abrir mão das frutas, legumes e verduras, é imprescindível.

Por ser um período em que o corpo é mais suscetível a doenças, a alimentação saudável tem um papel fundamental para fornecer os nutrientes necessários ao sistema imunológico, garantindo maior resistência aos inúmeros riscos de doenças respiratórias.

4. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos no inverno é outro hábito importantíssimo para fortalecer a imunidade em todo o organismo, promovendo a saúde física e mental. Além de acelerar o metabolismo, os esportes são capazes de melhorar a disposição para encarar a rotina.

Portanto, mesmo que os dias frios provoquem desânimos, é essencial superar os obstáculos e praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana.

É uma atitude que vai proporcionar benefícios cruciais para ter resistência, melhorar o desempenho físico e até questões estéticas.

5. Atente-se à vacinação

As vacinas são imprescindíveis para fortalecer o sistema imunológico e evitar epidemias de doenças graves, com grande potencial para levar ao óbito. Sendo assim, manter as vacinas em dia contribui para permanecer saudável e evitar problemas em todas as épocas do ano.

No inverno, por exemplo, é comum o aumento de casos da gripe em quadros mais sérios, sendo uma oportunidade para evoluir para outras doenças, como pneumonia. Por isso, tomar a vacina para influenza é essencial para prevenir sintomas desagradáveis.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email