Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Confira 4 motivos para investir em inovação na saúde

4 de janeiro de 2022

O investimento em inovação na área da saúde, assim como em tantos outros segmentos, tem se tornado essencial e, com o avanço tecnológico cada vez mais presente, acompanhar as mudanças e aplica-las em beneficio do paciente em tratamento tem se tornado quase uma obrigação das instituições de saúde. Novos sistemas, processos e tecnologias contribuem para um atendimento mais rápido, eficiente e humanizado.

Toda essa inovação em saúde tem sido acompanhada de muitas dúvidas de gestores e profissionais da área. Porque então investir em inovação é tão necessário?  Aqui traremos somente quatro motivos, dos tantos outros que existe!

  1. Otimização dos processos

O que antes era feito à mão, agora pode ser feito por softwares e equipamentos modernos, que processam e armazenam informações de maneira prática e ágil. Assim, o número de erros pode ser reduzido, trazendo mais segurança. Um exemplo básico, são os prontuários de atendimento. O que antes era feito de forma analógica, agora é feito por um sistema integrado, seguro e que possui acesso por qualquer computador, independente do setor em que o paciente esteja internado.

2. Ganho na produtividade dos colaboradores

A inovação contribui de forma efetiva para a produtividade da equipe, reduzindo erros e retrabalhos. Os benefícios são enormes, já que algumas ferramentas automatizam e padronizam as atividades que antes eram feitas por pessoas. A comunicação e a troca de informações entre a equipe também aumenta, trazendo mais resultado no ambiente de trabalho, com mais agilidade e um tempo de resposta ao paciente.

3. Melhora a relação com os pacientes

A busca por atendimento médico de qualidade é o que justifica o investimento em inovação. O resultado final deve ser a saúde de qualidade. Com a automatização, os médicos e os colaboradores da instituição podem se dedicar melhor ao atendimento. O resultado são pacientes mais satisfeitos e com mais chances de retornar para uma nova consulta.

4. Redução de custos e aumento da rentabilidade

Os processos otimizados resultam em uma redução de custos significativa em um curto prazo. Com o tempo, a tendência é que a instituição passe a ter uma maior rentabilidade, empregando menos recursos e esforços.

Além disso, se os pacientes estão mais satisfeitos, há uma maior chance de eles recomendarem o estabelecimento a outras pessoas. Essa boa reputação se torna um importante diferencial competitivo no mercado.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email