Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Dia Nacional do Diabetes: dez dicas de como controlar a doença

27 de junho de 2022

Dia 26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes. A data, instituída pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem a intenção de chamar atenção para essa doença que apresenta níveis crescentes de incidência em nosso país.

Se ligue nestas dez dicas para controlar o diabetes:

1. Tenha uma alimentação saudável

A alimentação é fundamental no controle da doença. Diabéticos devem consumir alimentos ricos em fibras, frutas como morango, melão e abacate, por exemplo; vegetais frescos; e cereais integrais. Quanto menos ingestão de açúcar, melhor.

2. Evite ficar muito tempo sem comer

Os diabéticos não devem passar mais de 3 horas sem se alimentar. Quando isso acontece, há grandes chances do diabetes desregular e acontecer uma hipoglicemia — queda de açúcar no sangue — que pode levar a perda de consciência e até estado de coma.

O indicado é se fazer de 4 a 6 refeições por dia, com intervalo de 2 a 4 horas para evitar a hipoglicemia

3. Mantenha seu peso ideal

Manter o peso ideal de acordo com os padrões de idade, sexo e altura é importante para regular a glicemia. Pessoas com diabetes e sobrepeso ou obesidade podem ter o controle da glicemia prejudicado por causa da diminuição da captação de glicose pela insulina, além de apresentarem mais riscos para doenças do coração e acidente vascular cerebral (AVC).

4. Não fume

A nicotina pode alterar os níveis de glicose no sangue e dificultar o controle da diabetes.

5. Mantenha a pressão controlada

Diabetes e pressão arterial tem uma relação importante. Com o passar do tempo a diabetes deixa as artérias do corpo mais enrijecidas e se a pressão arterial não estiver controlada, há chances de desenvolver pressão alta, o que aumenta a possibilidade de AVC também.

6. Diminua a ingestão de bebida alcóolica

Consumir álcool em excesso pode causar hipoglicemia ou hiperglicemia por causa da sobrecarga do fígado, responsável por controlar o açúcar no sangue, que neste caso, também metaboliza o álcool.

7. Evite doces

O consumo de doces pode aumentar a glicemia, desregulando e aumentando assim os riscos de complicações do diabetes. O melhor é não comer doces, mas caso coma, a recomendação é que seja após uma refeição salgada.

8. Anote os valores da glicemia

Anotar os valores verificados da glicemia antes e depois das refeições. Isso pode ajudar a perceber quais alimentos podem ser consumidos sem trazer riscos à saúde e os que devem ser evitados

9. Evite comer algumas frutas isoladamente

Evite frutas com alto teor de carboidratos como caqui, figo, fruta do conde, mamão e frutas secas, por exemplo. Aposte em frutas que se pode comer a casca ou o bagaço e as ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja.

A fibra das frutas reduz a velocidade com que o açúcar da fruta é absorvida no organismo e isso ajuda a manter controlados os níveis de glicose no sangue.

10. Pratique atividade física regularmente

O hábito dos exercícios físicos ajuda a diminuir os níveis de gordura no sangue, controla o peso, melhora a circulação sanguínea, e ainda ajuda no melhor fluxo de sangue para o coração.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email