Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Dia Nacional do Doador de Sangue: entenda a importância desse ato solidário

25 de novembro de 2021

O dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, por isso, nesta semana, bancos de sangue de todo o país desenvolvem ações para homenagear aqueles que já doam, assim como para sensibilizar a população em geral sobre a importância de contribuir para a manutenção dos estoques de sangue.

Doadores voluntários ainda são raros no Brasil. Com a pandemia do coronavírus, a situação ficou pior — com diversos hemocentros convivendo com estoques em níveis críticos. Uma situação que pode colocar em risco atendimentos de urgência e emergência, assim como procedimentos cirúrgicos.

Transfusões de sangue fazem parte da rotina de hospitais que precisam atender pessoas que sofrem acidentes ou estão internadas por diferentes doenças. Em muitas situações o sangue humano é imprescindível e não pode ser substituído por outro produto. Também não pode ser comprado e por isso depende apenas da solidariedade das pessoas.

A princípio qualquer pessoa com mais de 18 anos e menos de 70 e com mais de 50 quilos pode ser doadora. Mas existem restrições. Algumas temporárias e outras permanentes.

Pessoas anêmicas, com doenças cardíacas, mulheres grávidas ou lactantes não devem doar. Também estão impedidas pessoas que usam medicamentos que possam provocar danos em fetos de mulheres grávidas ou pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue como a aids, hepatite ou chagas.

Itabira

A agência transfusional do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) está com o estoque de sangue em limites críticos devido a baixa adesão de doação no Hemocentro Regulador, o Hemominas.

Em consequência, o HNSD poderá ter suas cirurgias eletivas suspensas por período indeterminado. Pacientes que apresentam anemia crônica, como os renais e oncológicos, podem ter seu estado de saúde agravado em decorrência da falta de sangue.

Pedimos que a população Itabirana procure o Hemocentro em BH, para doação voluntária de sangue ao HNSD, ou cadastre-se nas redes sociais do grupo Doe Vida Itabira — atualmente, a instituição, em parceria com a Agência Transfusional do HNSD, leva voluntários para doar sangue todo último sábado de cada mês.

O HNSD contribui com lanche e transporte para, em média, 20 pessoas.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email