Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Fique ligado nesses dez hábitos para envelhecer com saúde

26 de julho de 2022

Hoje, dia 26 de julho, é o dia dos avós. Por conta desta data, preparamos um texto com 10 dicas valiosas para o envelhecimento saudável.  Segundo estudos de empresas de pesquisa especializadas no monitoramento da população mundial, estima-se que até 2050 a população de idosos alcance 2,02 bilhões.

Listamos aqui dez hábitos para você chegar bem aos 80 e garantir uma saúde melhor. Anote essas dicas:

1) Pratique atividades físicas

A atividade física retarda o envelhecimento e ajuda a prevenir doenças e problemas comuns na terceira idade, como diminuição da coordenação motora, osteoporose, diabetes e problemas cardíacos. Segundo a OMS o ideal é exercitar-se pelo menos 3 vezes na semana.

2) Durma bem

A privação e a má qualidade do sono podem afetar o bom funcionamento do metabolismo e acelerar o declínio cognitivo. Dormir bem pelo menos 8 horas por dia com certeza vai contribuir para sua saúde.

3) Mantenha uma alimentação balanceada

Ingerir alimentos saudáveis como grãos, vegetais, hortaliças, castanhas e alimentos ricos em ômega 3 podem ajudar a tratar e prevenir a perda de memória, bastante comum na terceira idade.

4) Evite o cigarro e bebidas alcoólicas 

É mais que comprovado que o álcool e o tabagismo causam danos à saúde e aumentam as chances de doenças como hipertensão, diabetes, Mal de Parkinson e problemas neurológicos. Se você quer envelhecer bem, é melhor deixar esses hábitos de lado.

5) Beba 2 litros de água por dia

A água possui papel importante na manutenção da saúde. Algumas de suas principais funções são: regular a temperatura corporal, eliminar toxinas e transportar nutrientes para as células do corpo. O recomendado pelos principais órgãos de saúde é consumir, no mínimo, 8 copos de água por dia, o equivalente a 2 litros.

6) Estimule seu raciocínio

Exercitar o cérebro contribui para a manutenção do sistema nervoso e, consequentemente, para um envelhecimento saudável. Atividades como leitura, palavras cruzadas ou até mesmo aprender um novo idioma desenvolvem o raciocínio e previnem a perda da memória.

7) Mantenha os amigos por perto

Pesquisas recentes apontam que a solidão e o isolamento social estão relacionados à doenças físicas e mentais. Portanto, busque a companhia de seus amigos e pessoas queridas, façam passeios ao ar livre e planejem atividades em conjunto.

8) Pratique a meditação para aliviar o estresse do dia a dia

Quando em excesso, o estresse pode causar, além de problemas emocionais, como a depressão, e problemas físicos, como dores de cabeça, tonturas e queda da imunidade. Estudos comprovam que a meditação é uma ótima aliada para relaxar a mente e aumentar as defesas do sistema imunológico.

9) Faça check-ups regularmente

É fato que prevenir é melhor que remediar, portanto, realize periodicamente exames médicos para saber se a sua saúde está em dia.

10) Exercite a gratidão

Segundo uma pesquisa publicada na revista científica Spirituality in Clinical Practice, quem expressa gratidão sobre pequenas coisas da vida têm melhor humor, boa qualidade de sono, são mais eficazes na resolução de problemas e têm menos probabilidades de desenvolver inflamações e problemas ligados à saúde do coração.

O bem-estar, aliado hábitos saudáveis, pode garantir uma vida bastante feliz e proveitosa na terceira idade.

* Fonte: MetLife

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email