Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Governo federal autoriza abertura de licitação para construção da radioterapia no HNSD

1 de junho de 2022

O governo federal publicou na segunda-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU), o aviso de licitação que autoriza a contratação de uma empresa especializada para a execução de obras e instalação de equipamentos de radioterapia no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). A obra está estimada em R$ 10.333.948,65 e será totalmente custeada pelo Ministério da Saúde.

A divulgação do resultado do processo está marcada para o dia 21 de junho. Porém, devido ao prazo de cinco dias para apresentação de recurso, a licitação deve ser finalizada até o dia 26. Após a homologação do vencedor, a empresa escolhida terá 15 dias para iniciar as obras, que tem previsão de conclusão em 12 meses.

Na tarde desta terça-feira (31), o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) se reuniu com o provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna, e comemorou o avanço no processo para a construção da radioterapia em Itabira. Ele reconheceu o esforço e o trabalho do hospital para viabilizar o projeto.

“Nós estamos aqui comemorando essa conquista para Itabira. Há muitos e muitos anos o Município não recebe um investimento tão grande do governo federal. Para que o centro seja entregue completo, já com a equipe treinada, em um prazo entre um ano e 18 meses, é uma conquista enorme para a nossa cidade”, reconheceu Marco Antônio Lage.

A área disponível para a construção de todo o complexo é de aproximadamente 1.200m².  Para a implantação da radioterapia é necessária a construção de um bunker, que abrigará o acelerador linear — equipamento que utiliza raios x de alta energia sobre o tumor para destruir células cancerígenas, mas preservando o máximo de tecidos saudáveis ao redor.

O acelerador linear é um dos equipamentos mais utilizados no tratamento contra o câncer e será uma das maiores aquisições para a saúde regional dos últimos anos, segundo destacou Márcio Antônio Labruna.

“Recebemos essa notícia com muita alegria. Estamos dando um passo importante na saúde de toda a região ao iniciarmos uma obra deste tamanho. A implantação da radioterapia em Itabira é um sonho antigo, que com certeza irá nos auxiliar a cumprir essa valorosa missão de salvar vidas. Este é o maior investimento do governo federal na área da Saúde, em nossa cidade, e que trará excelente retorno para o nosso Município. Mais uma vitória para a nossa população, que merece uma saúde de qualidade”, disse o provedor do HNSD.

A reunião desta terça-feira contou também com a presença do vice-prefeito Marco Antônio Gomes (PL) e do diretor-executivo do HNSD, Alexandre Coelho.

Licitação

As empresas com interesse em participar da licitação para a construção do centro de radioterapia poderão consultar o edital no seguinte link: http://www.comprasnet.gov.br/acesso.asp?url=/edital-250110-99-00015-2022.

Governo federal autoriza abertura de licitação para construção da radioterapia no HNSD
Foto: Ascom HNSD
Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email