Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Mutirão de cirurgias plásticas opera 35 pacientes com apoio do Município

3 de outubro de 2018

SAÚDE EM ITABIRA
Mutirão de cirurgias no HNSD retira tumores de pele de 35 pacientes.

ITABIRA (MG) – O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em parceria com os cirurgiões plásticos Dennis Drummond Avelino, André Luiz Miolo e Isabel Camilo de Oliveira, realizou um mutirão de cirurgias na quarta-feira dia 3 de outubro de 2018, para a retirada de tumores de pele de 35 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabira.

O mutirão acontece em consonância com a 23ª Jornada Mineira de Cirurgia Plástica, que acontece nesta semana, e tem um papel importante ao facilitar o tratamento de lesões de pele nos pacientes da rede pública de saúde – inclusive ao reduzir a fila de atendimento.

“É uma inciativa inédita no hospital e a gente tinha a obrigação de dar esse apoio. Nem todos têm condições de passar por uma cirurgia plástica e os médicos envolvidos nessa ação estão de parabéns, pois ajudam o próximo e contribuem para diminuir a fila do SUS”, afirmou Vaquimar José Vaz, provedor do HNSD.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosana Linhares, é importante ficar atento aos pequenos sintomas, pois eles podem desencadear problemas mais sérios. Assim, a realização desse mutirão também é uma forma de alertar para a importância da prevenção, um processo que contribui para melhora do sistema de saúde.

“É uma iniciativa do HNSD e da equipe de cirurgiões plásticos que valoriza o trabalho em equipe, a prevenção do câncer de pele e de pequenos procedimentos que podem trazer um diagnóstico importantíssimo”, destacou Rosana Linhares.

A ação foi bastante elogiada pelos pacientes que tiveram a oportunidade participar do mutirão de cirurgias. De acordo com a Agente Comunitária de Saúde (ACS), Rita de Cássia Moraes Martins, 47 anos, moradora do bairro Campestre, essas intervenções são importantes para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ela, por exemplo, que trabalha caminhando, não precisará se preocupar mais com uma lesão de pele na sua perna.

“Já tem mais de um ano que aguardo para retirar uma verruga da minha perna. Estou achando esse mutirão muito organizado e estamos sendo muito bem atendidos. Espero melhorar o meu bem-estar com essa cirurgia e não precisar enfrentar mais as filas do SUS por causa dessa verruga”, disse Rita Martins.

Cirurgias – Inicialmente estavam previstas 40 cirurgias nesse mutirão para retirada de lesões de pele. Porém, após uma triagem realizada pelos médicos Dennis Drummond Avelino, André Luiz Miolo e Isabel Camilo de Oliveira, foi constatado que nem todos os pacientes tinham as condições necessárias para passar pelo procedimento. Dessa forma, 35 pessoas foram encaminhadas para a intervenção cirúrgica.

“Alguns pacientes precisavam de exames complementares e ainda não estavam preparados ou não tinham indicações para a cirurgia. Nós atendemos mais de 40 pacientes em uma primeira triagem e, dessas pessoas, 35 tiveram condições de passar pelo procedimento. É um número bastante expressivo”, explicou Dennis Drummond, que também é chefe da clínica de cirurgia plástica do HNSD.

Mesmo com o mutirão realizado nesta quarta-feira, o HNSD atende rotineiramente aos pacientes do SUS que precisam retirar lesões de pele ou de alguma intervenção de cirurgia plástica. “A cirurgia plástica não é só estética e de embelezamento. Temos a cirurgia plástica reconstrutora que é tão ou mais importante que a estética. Hoje estamos fazendo esse mutirão, mas também atendemos diariamente aqui no hospital aos pacientes do SUS que precisam de alguma avaliação ou intervenção. Estamos sempre à disposição para atendê-los”, completou Dennis Drummond.
Fonte e fotos: Hospital Nossa Senhora das Dores

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email