Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Palestras no HNSD destacam importância da doação de sangue

19 de novembro de 2019

Integrantes do grupo Doe Vida Itabira estiveram no Hospital Nossa Senhora das Dores na segunda-feira, 18 de novembro, e terça-feira, 19, para ministrar palestras aos colaboradores da instituição sobre a importância do ato de doação voluntária de sangue. As atividades são para lembrar o Dia do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado anualmente no Brasil em 25 de novembro.

O HNSD apoia e incentiva a doação de sangue, pois considera o ato voluntário como a principal forma de manter o bom nível dos estoques de sangue dos bancos de coletas de Minas Gerais.

Atualmente, a cada mil habitantes 16 são doadores de sangue no Brasil, correspondendo a 1,6% da população nacional. O percentual está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que 1% a 3% da população de cada país deve ser doadora.

Douglas Alexander Moreira Silva, voluntário do grupo Doe Sangue Itabira, explicou que a doação de sangue é uma ação solidária aos pacientes que estão recebendo, assim como também é uma forma de auxiliar a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).

“[Doar sangue] é um ato voluntário, altruísta… para encher o coração. Temos que ajudar a completar os estoques de sangue pois, devido ao grande número de acidentes e pessoas com câncer, esse estoque tem abaixado bastante. Então temos que dar a nossa contribuição e ajudar”, resumiu Douglas Silva.

Quer doar sangue? 

Os interessados em doar sangue podem procurar pelo projeto Doe Vidas Itabira, que encaminham semanalmente grupos para Belo Horizonte, onde acontecem as coletas de sangue. Os contatos para informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (31) 9 8891-2969 (WhatsApp), com Douglas Silva, e também pelo Facebook e Instagram.

O HNSD, por meio da sua Agência Transfusional, também encaminha mensalmente grupos de doadores voluntários para o Hemominas. O telefone para informações e agendamentos é (31) 3839-1455.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email