Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Queimadura de sol? Descubra cinco dicas simples para tratar

26 de janeiro de 2022

A exposição solar prolongada pode provocar queimaduras de diversos graus na pele, causando vermelhidão, queimação e muito incômodo. Porém, existem algumas formas naturais para ajudar as queimaduras a cicatrizarem mais rapidamente, reduzindo a dor e aumentando o conforto.

1. Esfriar bem a pele

A primeira dica é talvez a mais importante em todo o processo de cuidar de uma queimadura solar e consiste em esfriar bem a pele. Para isso, deve-se tomar um banho com água fria, deixando a água correr no local afetado por 5 a 10 minutos, para garantir que todas as camadas da pele esfriam e deixem de queimar.

2. Aplicar compressas frias de camomila

Uma forma de aliviar o desconforto e manter a queimadura fria consiste em aplicar compressas frias, que podem ser feitas com chá de camomila. A camomila possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a reparar a pele.

3. Evitar produtos de higiene

Os produtos de higiene, como o sabão e o sabonete, podem agredir a pele, favorecendo seu ressecamento e, por isso, em caso de queimadura de sol, o mais indicado é tomar um banho somente com água, pelo menos no local afetado, e sem esfregar a pele. Na hora de secar, também não é recomendado usar a toalha no local da queimadura, deixando-se secar ao ar livre.

4. Hidratar a pele

Outra dica muito importante é hidratar bem a pele todos os dias, logo após o banho e várias vezes ao dia, aplicando um bom creme hidratante para combater o ressecamento da pele afetada. Também podem ser usados cremes hidratantes e calmantes à base de plantas medicinais, como a babosa, pois isso vai acalmar ainda mais a pele, diminuindo o desconforto.

Para hidratar a pele de dentro para fora, é também recomendado beber, pelo menos, 1 litro de água por dia.

5. Consumir alimentos cicatrizantes

Alguns alimentos como leite, iogurte, ovo, atum ou brócolis possuem propriedades cicatrizantes que ajudam a cuidar da pele e diminuir a inflamação da queimadura, promovendo uma recuperação mais rápida. Ao contrário, alimentos ricos em açúcar ou com muitos aditivos podem prejudicar a recuperação.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email