Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Simpósio de Neurociências estimula o pensamento científico em Itabira

26 de outubro de 2022

Evento, que teve apoio do HNSD, foi realizado na última sexta-feira na UniFuncesi

Com uma programação que reuniu palestras, apresentação de trabalhos e homenagens a profissionais de saúde, o II Simpósio Itabirano de Neurociências teve grande adesão, com quase 200 participantes. O evento, realizado na última sexta-feira (21), no UniFuncesi, foi organizado pelo Centro Itabirano de Neurociência (CIN) e busca ampliar e estimular o pensamento científico em Itabira sobre doenças neurológicas.

À frente desse trabalho está o médico Tiago Alvarenga, que atua no Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI) e no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Segundo ele, é necessário trabalhar a prevenção às doenças neurológicas e não apenas tratar as enfermidades. Ainda conforme o especialista, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é hoje uma das principais preocupações.

Temos que expandir a discussão neurológica nas esferas de prevenção e investimento em cuidados, pensando que o paciente neurológico é o que gera mais morbidade, as maiores incapacitações do nosso meio são decorrentes de doenças neurológicas. Mais do que tratar, precisamos focar também na prevenção das doenças neurológicas, com foco em AVC e prevenção de quedas, além de cuidados como a epilepsia e dores de cabeça”, observa.

Além de trazer importantes discussões para Itabira, o simpósio também é uma ferramenta para integrar a academia com os serviços de saúde do município, sobretudo os atendimentos públicos. “Os acadêmicos e professores contribuem na formação dos profissionais e trazem conteúdos, literaturas mais novas. Por isso, esses eventos fazem com que os profissionais cheguem aos nossos serviços de saúde mais preparados. É fundamental essa parceria entre a academia e os serviços de saúde da atenção primária, secundária e, no nosso caso, os hospitais”, avalia Alexandre Coelho, diretor executivo do HNSD.

Nesta segunda edição do simpósio, os médicos Carlos Batista Alves de Souza, pai e filho, foram homenageados pela sua dedicação ao trabalho.

Participaram do evento, representantes e profissionais do setor de saúde, figuras políticas e membros da comunidade acadêmica. O II Simpósio do Centro Itabirano de Neurociências contou com apoio do UniFuncesi, Liga Acadêmica de Neurociências, Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Prefeitura Municipal de Itabira e portal DeFato.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email