Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Veja quais são as 3 contribuições do esporte para quem quer largar o cigarro

25 de maio de 2022

A médica é coordenadora da Área de Cardiologia do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), que possui mais de seis mil pacientes tratados contra o tabagismo. Para ela, um dos principais aliados do tratamento contra o cigarro é a prática de atividade física. E pode ser aquela que o paciente preferir, dança, corrida, musculação, bicicleta ou qualquer outra. O importante é se mexer.

Confira abaixo os três principais benefícios que a atividade física proporciona para quem quer descobrir como parar de fumar.

1 – Controle do peso
Um estudo publicado pela revista de ciência Journal of Health Economics, no ano de 2018, apontou que as pessoas que conseguem parar de fumar ganham, em média, 1,9 ponto no IMC (Índice de Massa Corporal). O motivo, muitas vezes, é a substituição de hábito. A pessoa que antes estava acostumada a fumar, inconscientemente, acaba trocando o cigarro por comida. A melhor maneira de evitar essa situação é substituir o hábito de fumar por alguma atividade física. Mesmo que o ex-fumante acabe aumentando o consumo calórico, os exercícios vão contribuir para brecar o ganho de gordura corporal.

2 – Regulação hormonal
Pessoas que descobriram como parar de fumar podem sofrer com alguns efeitos psicológicos da abstinência. Na maioria das vezes eles aparecem em forma de estresse e ansiedade. A pessoa eleva o seu nível de irritabilidade e acaba ficando inquieta. É provável que esses fatores sejam decorrentes de um desequilíbrio hormonal – gerado pela falta que o cigarro faz no organismo de ex-fumantes que largaram o vício recentemente.

3 – Combate ao sedentarismo
O cigarro compromete o sistema respiratório e pode dificultar a realização de simples tarefas diárias. O fumante, por sua, acaba por evitar pequenos esforços físicos para não sofrer com o cansaço ou ficar ofegante. É normal que a pessoa não queira subir e descer escadas ou que use o carro para percorrer distâncias pequenas, como ir à padaria do bairro, por exemplo.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email