Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Você sabe o que é tremor essencial?

11 de março de 2023

O tremor essencial é o transtorno de movimento mais comum no mundo, ocorrendo em 6% da população mundial – mais recorrente do que Parkinson. Essa é uma condição, geralmente, benigna, com progressão lenta e de provável origem genética.

A doença neurológica é caracterizada por um tremor incontrolável em diferentes partes do corpo, como mãos, pernas, pés, braços, língua, queixos e cabeça. Os tremores ocorrem, principalmente, durante o movimento, por exemplo, ao usar o talher, beber um café, pentear o cabelo, entre outros.

A causa exata do tremor essencial ainda é desconhecida, mas há uma forte crença de que esteja relacionada a questões genéticas, já que 50% dos casos acontecem em pessoas que têm histórico familiar. A doença pode ser tratada com o uso de medicamentos e cirurgia de estimulação cerebral profunda.

Tremor essencial e Parkinson: qual é a diferença?

Muitas vezes, as pessoas confundem tremor essencial com Parkinson – é o que aconteceu, inclusive, com Djavan e Caetano Veloso. Isso acontece porque ambas as condições apresentam o tremor como principal característica. Porém, tratam-se de doenças diferentes, com outros sintomas distintos e que não possuem relação entre si.

No caso do tremor essencial, as oscilações involuntárias acontecem durante o movimento, diminuindo quando em repouso. Já no caso do Parkinson, os tremores se manifestam principalmente nos momentos de descanso, quando a pessoa está parada.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email