No dia 28 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o resultado da Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde referente ao ano de 2018. Por sua alta adesão a estes protocolos, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) recebeu um resultado significativo do órgão fiscalizador.
A avaliação é nacional e realizada em todos os hospitais do país que possuam leitos adulto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que exige a implantação de protocolos de segurança. Ao todo, foram avaliados 20 critérios relacionados às práticas que garantem o bem-estar dos pacientes.
Conforme destaca o documento da Anvisa, “a segurança do paciente envolve a avaliação permanente dos riscos em serviços de saúde e requer ações como o uso de protocolos específicos e estabelecimento de barreiras de segurança nos sistemas e gestão dos eventos adversos para prevenir e reduzir riscos e danos”.
Para o diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho, esse resultado demonstra que o hospital itabirano está comprometido em implantar e cumprir as determinações da Anvisa para garantir a segurança das pessoas atendidas. Essas ações estão relacionadas a identificação certa do paciente, correta prescrição médica, bom uso e administração de medicamentos, higienização do ambiente, dentre outras.
“Uma vez implementados os protocolos, os colaboradores da instituição desenvolvem a cultura da segurança do paciente, visando a qualidade no serviço e na prevenção de eventos adversos. Dessa forma, essas práticas propiciam melhorias nos cuidados assistenciais do hospital. Todas essas ações são interligadas entre as nossas equipes e envolve todos os setores do HNSD”, explica Alexandre Coelho.
A participação do HNSD na Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde foi coordenada pela enfermeira Natália Valéria da Cruz Silva e pelo médico Marcelo Fontana Monteiro, responsáveis pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital.
Acesse o relatório completo: