Com o objetivo de contribuir com a redução dos gastos com energia, a Cemig criou, em maio de 2018, o Programa Energia Inteligente. Através da iniciativa, a companhia está modernizando a iluminação, centrais de material e esterilização e setores de lavanderia de hospitais públicos e filantrópicos de Minas Gerais.
Outro benefício do programa é promover a adequação do orçamento dessas instituições, possibilitando que os recursos economizados sejam revertidos em melhorias para o atendimento à população.
De acordo com a companhia, foram entregues, neste ano, 19 autoclaves, 33 secadoras de roupas e 23 focos cirúrgicos com tecnologia LED. Além da substituição dos equipamentos, o programa foi responsável, ainda, pela troca de toda a iluminação de 26 hospitais como as Santas Casas de Belo Horizonte, Montes Claros e Juiz de Fora; Hospital Sofia Feldman e Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira. As iniciativas somaram um investimento superior a R$ 8 milhões.
Segundo o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, a iniciativa proporciona benefícios também para pacientes e profissionais de saúde. “No caso dos focos cirúrgicos, por exemplo, é importante lembrar que os equipamentos substituídos incluíam lâmpadas halógenas, que esquentam muito o ambiente e geram desconforto para os profissionais e pacientes que frequentam as salas de cirurgia”, explica.
O gerente completa que, além dos benefícios relacionados à substituição dos focos e iluminação, melhorias também são alcançadas com as novas autoclaves e secadoras, uma vez que os equipamentos mais modernos e eficientes garantem mais agilidade na execução dos processos da lavanderia dos hospitais.
O hospital que desejar se inscrever no programa deverá solicitar à Cemig por meio de uma carta endereçada à sua presidência, conforme modelo. Para outras informações, a instituição deverá entrar em contato diretamente com a Cemig.