Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Infectologista do HNSD destaca necessidade da higienização correta das mãos na prevenção de doenças e contaminações

24 de maio de 2023

Você tem o hábito de lavar as mãos? A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o 5 de maio como o “Dia Mundial da Higiene das Mãos”. 

No Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), o infectologista Marcello Fontana Monteiro e a enfermeira Natália Valéria da Cruz Silva, ambos MBA em Controle de Infecção Hospitalar, destacaram a importância da higiene das mãos “como uma das medidas mais eficientes para a prevenção de doenças”.

De acordo com o médico Marcello Fontana, a higienização correta das mãos é uma medida de proteção contra doenças causadas por vírus, bactérias e parasitoses, além de também interromper a transmissão de doenças para outras pessoas.

Marcello advertiu que 50% das infecções hospitalares estão diretamente relacionadas com a propagação de microrganismos pelas mãos de colaboradores e pacientes, por isso a higienização é tão importante. 

 “O ato de higienizar as mãos oferece proteção para os profissionais e para os pacientes, a fim de evitar a infecção cruzada que se transmite de pessoa a pessoa através de mãos contaminadas. Dentro do hospital, temos várias situações em que devemos realizar a higienização das mãos, para evitar a infecção hospitalar”, orientou.

A OMS destaca cinco momentos fundamentais para a higienização das mãos: 

  1. antes do contato com o paciente; 
  2. antes de realizar procedimento limpo/asséptico; 
  3. após o risco de exposição a fluidos corporais; 
  4. após tocar o paciente; 
  5. após tocar superfícies próximas ao paciente.

 A enfermeira Natália Silva lembrou que, em todos os leitos do hospital, há lembretes dos cinco momentos da higienização das mãos e da técnica correta para o procedimento.

O infectologista recomenda: “Lave as mãos com água e sabonete sempre que estiverem com sujidades, por 40 a 60 segundos, bem como só utilize o álcool 70% se as mãos estiverem limpas, friccionando o produto por pelo menos 20 a 30 segundos para ter ação. Enfim, previna a infecção: higienize suas mãos”.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email