Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

A cada 40 minutos morre um homem por câncer de próstata; mas quantos óbitos poderiam ser evitados com o diagnóstico precoce?

5 de novembro de 2021

Você sabia que existem vários tipos de exames de próstata? Conheça alguns que podem ser feitos

De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é provável que o ano de 2021 termine com quase 66 mil novos casos de câncer de próstata detectados. O que é pior, muitos casos não são diagnosticados, ou seja, esse número pode ser ainda maior.

Mas, é preciso refletir… Quantos desses casos poderiam ter sido evitados com um tratamento preventivo e, principalmente, com a realização dos exames adequados? Infelizmente, muitos homens deixam de fazer os exames de próstata por preconceito. Principalmente o exame de toque, em que o médico consegue avaliar a presença de algum caroço.

Os exames mais indicados para avaliar os riscos de câncer de próstata são o toque retal e a análise do PSA. Eles devem ser realizados todos os anos em homens com idade acima dos 50. No entanto, existem várias outras formas de detectar a doença.

Conheça algumas maneiras de prevenir o câncer de próstata ou de detectá-lo a tempo:

Exame de sangue

É feito a partir de um exame de sangue comum que avalia o marcador tumoral PSA, que tem como resultados normais valores menores do que 2,5 ng/ml em pacientes até 65 anos e até 4 ng/ml, após 65 anos.

Assim, quando esse valor está aumentado, pode indicar problemas como inflamação, infecção da próstata ou câncer. No entanto, esse valor também aumenta com a idade e, por isso, é importante ter em consideração o valor de referência do laboratório.

Toque retal

Outro exame essencial para avaliar a próstata é o toque retal, realizado pelo médico no consultório, durante uma consulta com o urologista.

Esse exame é muito rápido, demorando cerca de 10 a 20 segundos e não dói, embora possa ser desconfortável. Nesse exame, o médico pode avaliar se existe algum caroço, se a próstata parece maior ou mais dura do que deveria.

Ultrassonografia transretal

A ultrassonografia transretal ou ecografia da próstata é feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura, o que é muito útil no diagnóstico do câncer de próstata ainda em seu estágio inicial.

Mas como é um exame invasivo, não precisa ser realizado todos os anos, ficando indicado apenas quando há alterações no PSA ou toque retal. Normalmente o médico aproveita esse exame para recolher amostras para biópsia da próstata.

Medição do jato de urina

A fluxometria urinária é um exame pedido pelo médico para avaliar a força do jato e a quantidade de urina em cada micção, pois quando ocorrem alterações na próstata o jato fica mais lento e fraco.

Esse exame não é realizado como forma de diagnóstico específico do câncer de próstata, mas é útil em caso de nódulos já detectados, pois contribui em seu acompanhamento e para entender impacto na bexiga e uretra.

Exame de urina de laboratório

O urologista pode pedir também exame de urina, chamado PCA3, que é específico para avaliar se existe câncer de próstata, já que o exame não mostra outras alterações, como a hiperplasia prostática.

Esse teste de urina também mostra a agressividade do tumor, sendo útil para escolher o tratamento adequado.

Biópsia

A biópsia da próstata é feita para confirmar diagnósticos de alterações como câncer ou tumores benignos, sendo necessário retirar um pedacinho da glândula, que será enviada para análise no laboratório.

Esse exame é sempre feito em conjunto com a ultrassonografia prostática para melhor visualização das estruturas.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email